Parceria com a Agência EU-OSHA - Campanha Europeia Envelhecimento Saudável nos Locais de Trabalho

 

 

 

 

 

 

A APSHSTDC, é parceira na campanha europeia ” Os Locais de Trabalho Saudáveis ​​para Todas as Idades”, lançada no passado dia 15 , em Bruxelas, por iniciativa da Comissão Europeia e da  Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), em cooperação com os Países Baixos ,actual Presidência da UE , a qual terá a duração de  dois anos e objectivos : o fomento do trabalho sustentável e a segurança e saúde no trabalho, no contexto do envelhecimento da população activa.

A implementação de sistemas de gestão  socialmente responsáveis e de boas boas práticas em Saúde e Bem-Estar nas organizações , são factores de sustentabilidade, com beneficios relevante para toda a sua Cadeia de Valor e nomeadamente para os seus trabalhadores, os stakeholders , a Comunidade , os accionistas e os empregadores .

A campanha  concentra-se em empresas da Europa (privadas e públicas) e na necessidade de promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável desde o início da vida profissional. Ao cumprir esses objectivos pretende-se proteger  a saúde até e para além da idade da reforma e as organizações,  os seus trabalhadores  a produtividade e o emprego.

Comissário Thyssen destacou a atualidade do tema da campanha: “Numa altura em que existem importantes discussões em curso sobre a paisagem futura da segurança e saúde no trabalho na UE,   esta campanha é extremamente relevante. Precisamos começar agora para atender as necessidades dos futuros locais de trabalho e os trabalhadores europeus. Os locais de trabalho que abordam os desafios da saúde e o envelhecimento da população activa  como um ganho para a produtividade. Isso é bom para os trabalhadores e bom para os negócios. “

 A Representante da Presidência da Holanda, Lodewijk Asscher, enfatizou também a necessidade de tornar o nosso mercado de trabalho sustentável para o futuro.

Christa Sedlatschek, diretor da EU-OSHA, sublinhou o caso de negócios para este tema da campanha: “Ao se concentrar em trabalho sustentável em toda a vida de trabalho, não só pode proteger todos os trabalhadores e melhor a sua saúde, mas as empresas são susceptíveis de ver grandes benefícios também.Trabalhadores saudáveis ​​são trabalhadores produtivos e trabalhadores produtivos são essenciais para qualquer organização eficaz: é uma situação” win-win”.  Nós, portanto,  valorizamos a cooperação entre a UE-OSHA e os nossos pontos focais, parceiros da campanha oficiais e parceiros de mídia e agradecemos-lhes por todos os seus esforços nas campanhas anteriores. Estamos ansiosos para trabalhar com eles novamente nos próximos dois anos. “

 Os objectivos desta campanha são quatro:

  • para promover o trabalho sustentável envelhecimento saudável a partir do início da vida profissional ;
  • para destacar a importância da prevenção de riscos ao longo da vida de trabalho;
  • para ajudar os empregadores e os trabalhadores (incluindo em pequenas e médias empresas), fornecendo informações e ferramentas para a gestão de segurança e saúde no contexto de um envelhecimento da população activa;
  • para facilitar a informação e  o intercâmbio de boas práticas .

Este tópico da campanha é baseada em um projeto do Parlamento Europeu realizado pela EU-OSHA, “Saúde e  trabalho mais saudável em qualquer idade” . Como parte desta nova campanha, EU-OSHA também está lançando um e-guia sobre gestão de segurança e saúde para um envelhecimento da população activa  .

 https://www.healthy-workplaces.eu/